#01 Dicas Corel – Editando grupo de objetos sem desagrupar

Visando ajudar todos aqueles que trabalham com o Corel resolvi postar esta dica que creio eu ajudará muitos que trabalham com este software.

Vou contar como aconteceu, simplesmente estava eu apanhando trabalhando em um arquivo para ajustar para o corte da máquina quando por um simples acaso apertei uma bendita tecla e cliquei selecionando apenas um objeto que estava dentro de um grupo, bom me desesperei por não saber sequer qual tecla realmente tinha apertado. Fui testando até que achei a bendita, o CTRL, ufa!

Vamos ao que interessa realmente.

Crie um documento como de costume no Corel e crie alguns objetos e agrupe-os normalmente, depois disto segure a tecla CTRL e clique sobre o objeto agrupado, voilà, ele irá selecionar os objetos separadamente, se você clicar fora do grupo e voltar a selecionar o grupo perceberá que ele ainda continua agrupado. Puts simples né!

Alguns podem estar lendo este post e pensando ““Nossa eu já sabia isto faz tempo“, bom pra mim isto é uma tremenda novidade que esta me ajudando a mais de uma semana.

Dica extra: testando as teclas, descobri também que o ALT serve para selecionar objetos que estão atrás sabe, aquele maldito objeto que teima em ficar por trás de todos e você precisa dele, bom…só segurar a tecla ALT e clicar que ira selecionar o objeto que estará atrás daquele que está atrapalhando.

É isto ai, espero ter ajudado alguém com minha simples dica mas muito útil, e se você tem alguma dica algo que ajude no seu serviço com este programa mande no meu e-mail que postaremos sua dica aqui no blog.

Até a próxima.

Uma resposta para “#01 Dicas Corel – Editando grupo de objetos sem desagrupar

  • Marco Lima

    Matenha as seguintes teclas pressionadas enquanto clica sobre o objeto desejado, para conseguir as seguintes ações:

    Ctrl, para selecionar um objeto, que esteja agrupado e poder editá-lo sem ter de desagrupá-lo;
    Alt, para selecionar um objeto, que esteja inserido dentro de outro objeto através do PowerClip;
    Alt, para selecionar um grupo de objetos, que esteja inserido dentro de outro objeto através do PowerClip;
    Ctrl+ Alt, para selecionar um objeto agrupado, que esteja inserido dentro de outro objeto através do PowerClip, e poder editá-lo sem ter de desagrupá-lo.

Deixe um comentário

